DOCÊNCIA, GÊNERO E INFÂNCIA: OPINIÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE O TRABALHO DE HOMENS NO MAGISTÉRIO

Josiane Peres Gonçalves, Verônica Caroline de Matos Ferreira

Resumo


Ao analisar as primeiras etapas da educação básica, torna-se evidente que existem muitas mulheres trabalhando como professoras e poucos docentes do gênero masculino. Para melhor compreender esse fenômeno, foi realizado este estudo com o objetivo de identificar as representações sociais da comunidade escolar de um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças. A pesquisa de campo foi realizada por meio da gravação de entrevistas com 9 (nove) representantes da comunidade escolar. Os resultados evidenciam que as representações sociais predominantes são de que as professoras mulheres são vistas como mais aptas para trabalhar com crianças, por terem habilidades maternas que são importantes para o desenvolvimento do trabalho docente. Quanto aos professores homens que optam pelo magistério, torna-se evidente que escolheram essa profissão por influência de familiares e amigos, estando essa escolha relacionada com suas trajetórias de vida. Conclui-se que as representações sociais exercem influência nas relações de gênero presentes na escola e que por se entender que as mulheres são as que têm maiores condições de trabalhar com crianças, poucos homens decidem seguir a carreira do magistério.


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