VISÕES DE INTELIGÊNCIA E A DESCOBERTA DO CÉREBRO HUMANO NOVAS PERSPECTIVAS À APRENDIZAGEM
Resumo
A pesquisa apresenta um esboço sintético sobre o estudo do potencial humano ao longo da História na perspectiva da inteligência, partindo de alguns estudos realizados pelos teóricos da Psicologia e da Biologia, enfocando, especificamente, trabalhos de Francis Galton, Binet e Simon, Jean Piaget, David Feldman, Joseph Fagan e Gardner, chegando às modernas concepções de inteligência vigentes na atualidade, com especial ênfase nos estudos biológicos do cérebro humano que vem provocando mudanças no entendimento da construção da aprendizagem.
Texto completo:
PDFReferências
ARMSTRONG, Thomas. Inteligências múltiplas na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2001
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
CSTORINA, José Antônio, et al. Piaget-Vigostky: Novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 2002.
CARTER, Rita. 2003 O livro de ouro da mente. O funcionamento e os mistérios do cérebro humano. Rio de Janeiro: Ediouro.
GARDNER, Howard. Estrutura da mente: A teoria das inteligências múltiplas. 1994
______. Mentes que lideram: uma anatomia da liderança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
GIL, Carlos Antônio. 1996 Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência da criança. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1987.
SALVADOR, César Cool. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
SANTOS-IZEQUIAS, Estevam. Métodos e técnicas de pesquisa científica. Niterói: Ed. Impetus Desenvolvimento educacional, 2001.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
ISSN: 2238-8524
Qualis/Capes
B4 - Ensino B5 - Filosofia B5 - Linguística e Literatura
B5 – Sociologia C - Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.