ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Estela Inês Leite Tosta, Simone de Paula Rocha Souza

Resumo


O presente relato aborda aspectos teórico- metodológicos de um projeto de formação, em andamento, para professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas estaduais do polo de Rondonópolis, no ano de 2019.  O trabalho apresenta um recorte das ações formativas propostas pelo GeAlfa – Grupo de estudos de Alfabetização do Cefapro - Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica. A proposta formativa contempla docentes de 20 unidades escolares da rede estadual e tem como objetivo promover momentos de discussão coletiva com os professores acerca das especificidades do aluno com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no contexto escolar, socialização das experiências e exposição de materiais pedagógicos relevantes ao processo de intervenção pedagógica com esse aluno. O aporte teórico que fundamenta esta formação aponta como princípio que a deficiência não define a Pessoa, a qual possui singularidades próprias e inerentes a sua própria constituição do Humano, de modo que nos ancoramos em autores como Ferreira-Santos (2004); Ferreira-Santos e Almeida (2012), Orrú (2017) e Mantoan (2003; 2006) e, ainda, em autores que discutem a formação docente como Tardif (2002) e Monteiro (2017). Para a coleta de dados foi encaminhado às escolas um instrumento por meio do qual levantou-se a demanda de alunos com TEA atendidos nas SRM. Espera –se que a formação possibilite aos professores o conhecimento de outras abordagens e alternativas para o AEE, que superem as práticas pedagógicas que divergem de uma perspectiva inclusiva.

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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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