CAMINHOS DO LER NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Simone Aparecida Silva

Resumo


O trabalho com oralidade, leitura, análise linguística e escrita a partir da prática pedagógica favorece e incentiva o desenvolvimento do sujeito leitor desde a mais tenra idade até à fase adulta. Assim, é possível ao professor, formador de leitura na educação básica, olhar atentamente sua prática, desenvolver e propor sua própria metodologia de prática pedagógica de leitura em sua sala de aula, ou seja, os caminhos do ler em seu contexto de atuação. Com o objetivo de divulgar e propor caminhos e possibilidades metodológicas de trabalho com oralidade, leitura, análise linguística e escrita em sala de aula de língua portuguesa, apresentamos o desenvolvimento desse trabalho. Ao refletirmos sobre uma metodologia de trabalho com oralidade, leitura, análise linguística e escrita para a sala de aula na educação básica, consideramos as políticas públicas para o ensino básico bem como os objetivos de aprendizagem a serem alcançados, localizando esse componente curricular nos eixos de articulação multidisciplinar, considerando o contexto escolar, as condições materiais e físicas disponibilizadas e o perfil e as necessidades formativas dos estudantes locais. As técnicas de obtenção dos dados e resultados partiram principalmente da observação e análises sistêmicas da prática pedagógica, de entrevistas, e de adaptação ao ambiente escolar de sala de aula. Dos estudos teóricos, metodológicos de trabalho com oralidade, leitura, análise linguística e escrita e práticos nos encontros formativos do sala do educador promovidos pelas escolas sobre as metodologias ativas de ensino, dos debates e discussões em grupos de profissionais da educação e por fim, mas não menos importante, do planejamento das atividades.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.