TRAMAS E URDIDURAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: O VAIVÉM DOS FIOS ENTRE A DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL, AS TEMPORALIDADES E AS NARRATIVAS HISTÓRICAS NO ENSINO ESTUDANTES XAVANTE EM BARRA DO GARÇAS

Luciene Morais Rosa, Luciana Akeme Sawasaki Manzano Deluci

Resumo


Apresentamos neste trabalho algumas reflexões sobre os resultados da organização didática para o ensino de História no campo da Didática Desenvolvimental denominado Temporalidades e Narrativas Históricas e desenvolvido junto a quinze estudantes Xavante das escolas públicas urbanas de Barra do Garças-MT. A opção pela organização didática-metodológica no ensino desenvolvimental de Davídov teve em vista o modo como ele ampliou a partir da dialética em Vygotsky uma proposição do ensino das diversas disciplinas escolares com base no desenvolvimento do pensamento teórico como via para apropriação dos conceitos científicos e pela sua consequente contribuição ao conhecimento da gênese dos conceitos e da sua utilização no mundo em situações práticas e que visem à transformação de condições materiais de existência Cremos ser possível uma aproximação entre a didática, o ensino de história e contexto de aprendizagem intercultural. Haja vista nossa preocupação com o processo de aprendizagem dos estudantes do Povo Xavante que deixam suas aldeias para estudarem na cidade e enfrentam desafios de toda ordem sendo que um deles refere-se ao fato do um ensino nas escolas urbanas muitas vezes não estarem organizados em uma perspectiva intercultural. Desse modo nossos objetivos foram produzir textos narrativos históricos e compreender as temporalidades como uma relação de unidade com o passado-presente-futuro permeadas também pelos conceitos de tempo cronológico marcado por uma ordem sucessiva dos fatos, dos grandes acontecimentos da humanidade e que iniciam sempre um novo tempo e de duração da vida como continuidade da existência. Nosso aporte teórico foram PEGORARO (2011) BARROS (2013), ALBUQUERQUE (2008), LUCINI (1999) RICOEUR (2011), MARZARI; SOUZA (2017), VYGOTSKY (2001), PROUST (2008), KOSELLECK (2006). Os resultados apontam que a organização didática e a mediação dos professores e o conhecimento dos elementos da cultura do povo Xavante é fundamental para a apropriação dos conceitos e dos conteúdos escolares pelos estudantes, pois foi possível aos estudantes uma produção histórica com os elementos interculturais sobre como o tempo é permeado pelas relações com a terra, o capital, a memória e a cultura tanto no passado como no presente e ainda trazer as preocupações com o futuro.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.