A EDUCAÇÃO ESCOLAR XAVANTE SOB A ÓTICA DO DIAGNÓSTICO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR XAVANTE DA FUNAI (2014-15) E A NECESSIDADE DE NOVA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DO FÓRUM TSIHORIRÃ

Luciana Sawasaki Deluci, Gabriel Gomes Muria

Resumo


Este relato pretende trazer o olhar da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, sobre a qualidade da educação ofertada por estado e municípios às escolas localizadas em aldeias indígenas do Povo A’uwê Uptábi/Xavante, utilizando como documento primário o “diagnóstico da educação escolar indígena Xavante, realizado entre 2014 e 2015 pela Coordenação Regional Xavante da FUNAI. Apesar das deficiências em termos de aproveitamento dos resultados da investigação, a análise dos dados recolhidos nos remete à situação crítica da Educação Escolar Indígena Xavante. O diagnóstico foi realizado antes da fundação do Forum Tsihorirã de Educação Escolar Xavante, movimento interinstitucional e autônomo surgido da inoperância da política dos Territórios Etnoeducacionais, fundado com a presença de diversos órgãos indigenistas e mais de 60 professores Xavante advindos de todas as Terras Indígenas desse povo. O relato busca discorrer sobre a proposta de novo diagnóstico, após as intervenções e mediações do Fórum Tsihorirã junto às políticas públicas de educação, bem como avaliar o papel da FUNAI enquanto órgão indigenista oficial, no acompanhamento da Educação Escolar oferecida pelo Estado aos povos Indígenas. As contribuições do Forum possibilitam planejar a avaliação da educação escolar indígena xavante partindo da ótica própria das lideranças em educação, investigando a presença dos aspectos culturais próprios no interior da sala de aula, no calendário escolar, e mesmo nos Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas A’uwe Uptábi.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.