AS AVALIAÇÕES INTERNAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA IDENTIFICAR AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOS DOCENTES

Edmara Castro Costa

Resumo


Resumo: O artigo versa sobre as experiências vivenciadas na elaboração do projeto de formação continuada em serviço para o ano de 2018, denominado “ Pró-escola formação na escola - PEFE” da Escola Estadual Jose Ângelo dos Santos no Município de Barra do Garças. Destacamos nesse relato a atividade de análise realizada com os profissionais da escola em torno dos resultados das avaliações externas e internas, com objetivo de diagnosticar as necessidades formativas, definindo temas para serem estudados. A ênfase desse trabalho está na valorização das avaliações internas, por proporcionar aos profissionais uma análise do processo de ensino-aprendizagem mais próxima possível da realidade escolar, fazendo um contraponto com a valorização das avaliações externas, impostas nas políticas pública de formação continuada, entendendo-as somente como ponto de partida, e não como a essência do processo de avalição no contexto educacional, como têm sido utilizada as avaliações de larga escala em todo país. Referendamos para essa discussão autores que trabalham sobre políticas públicas na educação, FREITAS (2014); ARROYO (2011); BALL (2013); formação de professores, NÓVOA (1999; 2000); MIZUKAMI (1986). GATTI (2011) e Avaliação; Hoffmann (1991). Esses autores nos deram suporte para discutir sobre o desenvolvimento da ação e suas diferentes nuances, possibilitando a reflexão sobre as avaliações em larga escala como controladores do fazer pedagógico nas escolas.Palavras-chave: Formação continuada. Políticas públicas de formação.  Avaliacão.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.