AS BARREIRAS E OS FACILITADORES DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA ÁREA

Hugo Norberto Krug, Marilia de Rosso Krug, Rodrigo de Rosso Krug

Resumo


O estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade da região central do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), sobre as barreiras e os facilitadores da inclusão escolar. A pesquisa foi qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que, pela complexidade do espaço educativo, este é permeado de barreiras, bem como de facilitadores da inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF na EB, e que as barreiras e os facilitadores são o inverso um do outro, isto é, a presença de um determinado obstáculo é uma barreira enquanto a ausência deste mesmo obstáculo é um facilitador. 

Palavras-chave: Educação Física. Inclusão Escolar. Barreiras. Facilitadores.      

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.