DANÇA, MÚSICA E ANCESTRALIDADE: DESCONSTRUINDO O PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DO DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR

Mônica Strege, Kellen Cristhina Inácio Sousa

Resumo


O ambiente escolar é fecundo quando objetiva-se estimular os alunos a direcionar olhares para determinadas situações. É papel da escola lutar pela promoção de uma sociedade justa e igualitária, partindo desta premissa enfatiza-se a temática racismo. No presente estudo é apresentado um relato de experiência referente a um trabalho interdisciplinar realizado entre as disciplinas de Biologia, História, Sociologia e Educação Física desenvolvida na Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, com cerca de 400 alunos entre a faixa etária de 13 a 23 anos, contemplando as series finais do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio no ano de 2018. É inegável à importância de abordar a temática a partir diversos olhares e promover uma reflexão no contexto escolar. A metodologia utilizada para a discussão dos resultados obtidos foi à observação participante. O percurso metodológico traçado foi um levantamento bibliográfico, em seguida formação de grupos de trabalho e a culminância. Iniciado com uma roda de diálogos, apresentação de diagnóstico sobre o preconceito no ambiente escolar seguido de um evento cultural envolvendo todos os alunos do turno com apresentações culturais, poesias, música e um desfile evidenciando a beleza negra. As atividades desenvolvidas tiveram como enfoque principal promover um espaço de discussão entre os alunos com o objetivo de motivar os alunos a refletirem sobre a diversidade étnico-cultural no sentido de compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social e assim perceberem suas contribuições para o desenvolvimento da humanidade, em especial da sociedade brasileira.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.