UMA AVALIAÇÃO FENOMENOGRÁFICA DOS CURSOS SUECOS BASEADOS NA WEB

Alex Santos Pruth

Resumo


O propósito deste texto é discutir a avaliação de um curso superior oferecido por
uma universidade sueca. Para tanto, partiu-se de uma análise das avaliações feitas pelos estudantes, no ano de 2011-2012, quanto ao conteúdo, as aulas ministradas e a relação estabelecida entre o professor e os estudantes. O curso analisado foi o de Brasil Contemporâneo, da Universidade de Dalarna que é oferecido na forma EBW e faz parte da graduação em Português. As conclusões alcançadas e fundamentadas na análise dos questionários apontam para a necessidade de uma sistematização e de uma melhor exposição do conteúdo. Os estudantes, na sua maioria estrangeiros, tinham uma percepção da realidade
brasileira que, contraposta à literatura do curso, levou-os a reverem e a redefinirem a imagem que tinham do Brasil. Entrentanto, as avaliações apontam para a necessidade de desenvolvimento e fomento de trabalhos em grupos que os auxiliem na aprendizagem dos conteúdos. Este é um importante desafio dos cursos baseados na Web, na rede de ensino superior sueca.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.