EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E RESISTÊNCIA CONTRA A BARBÁRIE

João Lucas Zanoni da Silva, Washington Cesar Shoiti Nozu, Ana Cláudia dos Santos Rocha

Resumo


O presente trabalho busca refletir sobre os fundamentos ético-filosóficos da Educação em Direitos Humanos, enfatizando os dados históricos acerca do horror promovido pela indústria da morte nazista na Segunda Guerra Mundial e a emergência necessária de uma educação humanizadora atenta à formação de uma consciência crítica e resistente à banalização e a coisificação do ser humano. Trata-se de um ensaio teórico que dialogou, principalmente, com as reflexões do filósofo alemão Theodor W. Adorno, apresentadas no livro Educação e Emancipação. De modo geral, pretende-se estabelecer crítica à educação baseada na força e voltada à disciplina e repressão dos medos, que contribui para o enquadramento cego das pessoas em coletivos, além de dissolvê-las como seres autodeterminados e convertê-las em coisa, enfatizando algumas contribuições de Adorno para se (re)pensar a essencialidade da proposta política de Educação em Direitos Humanos na luta contra a barbárie.


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ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


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