TOTALIDADE E DESADEQUAÇÃO: UM ENSAIO SOBRE A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Resumo
O presente trabalho consiste em um pequeno ensaio teórico/filosófico acerca da questão da educação como prática amplamente difundida até os dias atuais e visa apontar haver, em sua concretude, a intencional adequação do estudante a uma padronização modelar do saber, a qual é sustentada sobre a máxima da totalização. Partindo dos apontamentos do filósofo brasileiro Ricardo Timm de Souza e de seu autor de maior influência, Theodor Wiesengrund Adorno, o texto que segue discorre, junto à filosofia de Timm e Adorno, acerca do papel da escola e demais instituições formais, responsáveis pelo desenvolvimento do saber em todo o território nacional. O papel formador das instituições de ensino é alvo de uma pontual crítica que apela à desadequação, como meio pelo qual a liberdade criativa e reflexiva do indivíduo pudesse vir a ser ressaltada, desse modo, possibilitando o surgimento de uma crítica verdadeiramente emancipada, isto é, não condicionada ou adequada à institucional padronização modelar, ainda vigente.
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ISSN: 2238-8524
Qualis/Capes
B4 - Ensino B5 - Filosofia B5 - Linguística e Literatura
B5 – Sociologia C - Educação
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
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