AS INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA

Adriana Silva da Silva

Resumo


Vive-se em um mundo imerso em imagens de origens diversas: rótulos de produtos, propagandas, filmes, jornais, entre outras. Há muito também se discute o modo como essas imagens impactam o cotidiano do indivíduo, por exemplo: de que forma um anúncio de produto consegue interferir na sua tomada de decisão de comprá-lo ou não? O que faz com que ele decida compartilhar com seus amigos imagens diversas em redes sociais? É o ensino da arte o ambiente  promissor para o desenvolvimento e aprofundamento dessas questões. Inseridos em um contexto onde a efemeridade das informações é evidente, repensar e discutir o caráter expressivo de uma imagem implica um debruçar-se sobre os traços culturais que estão se constituindo em um mundo cada vez mais híbrido, e por que não dizer líquido, dentro das concepções do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Para compreender os efeitos culturais das imagens digitais é preciso ter clareza acerca daquilo que se propõe, dentro dos conceitos englobados naquilo que se entende como cultura, uma vez que ela permite que se reúnam traços característicos de um determinado grupo. A cultura digital cria um acúmulo de informação a uma velocidade de circulação nunca vista em qualquer meio de comunicação existente, mesclando-se com a cultura de massa e a das mídias. É necessário compreender que cada uma possui suas particularidades. Com a finalidade de compreender as imagens, no âmbito epistemológico, busca-se na cultura visual o respaldo para tal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




ISSN: 2238-8524

 

Qualis/Capes
B4 -  Ensino   B5 -  Filosofia   B5 -  Linguística e Literatura  

B5 – Sociologia   C - Educação


Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.