A PRÁTICA DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Mônica Figueiredo de Sousa Lemes, Clarisse Figueiredo de Sousa Lemes, Sílvia Figueiredo de Sousa

Resumo


Este estudo foi uma reflexão acerca do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, e a prática das metodologias ativas, visando analisar a prática docente universitária na condução desse processo na sociedade contemporânea. Apresentou a complexidade do ensinar no século XXI, o que tem levado o educador a buscar alternativas para aprimorar as práticas metodológicas. Por meio dessa pesquisa, tentou-se compreender as teorias e concepções pedagógicas e os métodos de ensino aplicados no Ensino Superior, no sentido de identificar se estes estão contribuindo no desenvolvimento do profissional. Tem-se uma pesquisa básica, cujo objetivo foi analisar de forma breve o perfil do aluno do ensino superior e de forma mais aprofundada os tipos de metodologias existentes. A forma de abordagem foi a qualitativa, quanto aos objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória por ser a mais adequada para lidar com as informações coletadas, e procedimento técnico bibliográfico realizada através do método dedutivo. Por fim, utilizou-se o método comparativo, pois melhor se amoldou ao estudo para verificar como os aspectos teóricos da didática podem influenciar no domínio cognitivo do aluno, para identificar os caminhos que facilitam esse domínio. No campo doutrinário, foi fundamental a busca pelo entendimento de autores como, Asbahr (2011), Behrens (2012), Masetto (2012), Pereira e Santana (2018), além de pesquisas imprescindíveis de outros estudiosos da educação. Assim, dada a exigência do mercado de trabalho e a necessidade de formação do acadêmico, as metodologias ativas são as que melhor se desenvolvem diante dos desafios inerentes ao desenvolvimento da aprendizagem atualmente.

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Referências


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