Análise da implantação da ferramenta 5S e da melhoria do dia a dia de trabalhos dos colaboradores no setor administrativo da empresa Casa do Corta Pau

Claudia Campos Leite Diello, Jéssica Cristina Rodrigues da Silva, Laura Núbia Penquis de Abreu, Priscilla Ferreira de Lima, Rossano Figueiredo Golin

Resumo


Este artigo tem o propósito de analisar a importância da implantação do Programa 5S na loja Casa do Corta Pau na cidade de Barra do Garças-MT como fator de melhoria no dia a dia de trabalho dos colaboradores das áreas administrativas. O Programa 5S representa a base da Qualidade Total, isto porque é considerado por muitos autores como o primeiro passo para o Sistema de Gestão da Qualidade. O Programa 5S é um composto de ações e estratégias de baixo investimento que promove resultados significativos estruturais e comportamentais. Além de melhorar o ambiente de trabalho nos quesitos organização, limpeza e segurança, o 5S estimula nos colaboradores hábitos saudáveis. Os métodos de pesquisa utilizados foram quantitativos e qualitativos, por meio da aplicação de questionário aplicado aos colaboradores da empresa e uma entrevista ao proprietário da empresa, que também exerce a função de gerente geral, para entender o nível de conhecimento e de comprometimento com o Programa 5S. Os principais autores utilizados neste objeto de estudo foram: Campos (2004) e Ribeiro (2006). O resultado da pesquisa foi analisado e elaborado um plano de superação com sugestões de melhorias para a implantação do Programa 5S na Loja Casa do Corta Pau.

Texto completo:

PDF

Referências


BOGADO, Jorge González Maya. Análise da polivalência na construção civil por meio de treinamento por competências, 2010. 266 p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de PósGraduação em Engenharia Civil, UFSC, Florianópolis.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1994.

CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-Dia.9.ed.Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.

CIERCO, Agliberto Alves, ROCHA, Alexandre Varanda; MOTA, Edmarson Bacelar; MARSHALL, Isnard Junior. Gestão da qualidade. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: Transformando ideias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

FAYARD, P. O inovador modelo japonês de gestão do conhecimento. Tradução Patrícia C Ramos Reuillard. Porto Alegre: Bookman, 2008.

GONZALEZ, E. F. Aplicando 5S na construção civil. Florianópolis: UFSC, 2005.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos- 5° ed. – São Paulo – Atlas 2003.

LAPA, Reginaldo Pedreira. Praticando os 5 sensos. Rio de Janeiro: Qualitymark,1998.

LIMA, Miguel. Gestão de Marketing. 1.ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

NANA, M. A Importância do 5 S na sua Empresa – São Paulo, 2007

OLIVEIRA, Carlos Augusto de. Inovação do Produto e do Processo. Carlos Augusto de Oliveira. – Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2000.

OLIVEIRA, José Roberto Cerqueira. Aspectos Humanos dos 5 sensos: Uma experiência prática. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

OSADA, Takashi. 5S’s: cinco pontos-chaves para o ambiente da qualidade total. 3. ed. São Paulo: IMAM, 1992.

RIBEIRO, Haroldo. A base para qualidade total: 5S. Salvador: Casa da Qualidade, 1994.

RIBEIRO, Haroldo. A Bíblia do 5S, da Implantação à Excelência. Salvador: Casa da Qualidade, 2006.

SILVA, J. M. 5S: O ambiente da qualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1994.

SILVA, João Martins da. O ambiente da qualidade na pratica 5S. 3. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1996.

SPAREMBERGER, Ariosto; ZAMBERLAN, Luciano. Marketing Estratégico. Ijuí: Unijuí, 2008.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.